sábado, 30 de agosto de 2014

Ganesha Chaturthi - Deus da sabedoria


Ganesha Chaturthi - Deus da sabedoria

29 de Agosto - Feriado Nacional

       Assim como no Brasil, na Índia também há suas particularidades religiosas e suas misturas de mitos e crenças. Segundo as dados na internet há mais de 300 milhões de Deus na Índia. Sim, mais que isso. A questão da crença em um só Deus, ou Deus supremo não é relevante na India. Com sua vasta variedade de Deuses, dentre tanto há os principais como Ganesha, Rama, Krishna, Saraswati, Laskshmi e Durga.


        O Rickshaw from Brazil pesquisou um pouco mais sobre a história de Ganesha Chaturthi e como é a realidade na India em dias de festejos. E claro muito coisa interessante dá para ser compartilhada com vocês.

  Os Indianos dedicam à Ganesha o dia 9 de setembro para homenageá-la.
       De acordo com uma de suas lendas, Ganesha foi criado a partir de uma pasta de sândalo e açafrão que a deusa Parvati (sua mãe e esposa de Shiva) tirou do próprio corpo. Ele foi designado para guardar as portas do santuário materno e só aceitava as ordens de Parvati. Certo dia, o deus hindu Shiva decidiu entrar, mas o menino não permitiu sua entrada. Em um acesso de fúria e sem nenhuma piedade, Shiva usou seu poderoso tridente e separou a cabeça do menino do corpo. Arrependido e vendo Parvati muito triste, Shiva concedeu uma bênção à Ganesha: um elefante real foi decapitado e a cabeça do animal foi colocada no pescoço do filho que voltou a vida.
       Assim, Ganesha se tornou uma criança especial com uma cabeça de elefante, designado a partir de então como "O Senhor que remove todos os obstáculos". Ganesha simboliza a sabedoria, inteligência, amor, fertilidade e prosperidade. É o primeiro a ser invocado nas cerimônias para garantir o sucesso em qualquer empreendimento. Ele destrói todos os obstáculos materiais e espirituais.
 Fonte: Terra - Esotérico




Cabeça: sabedoria, inteligência, ponderação; a importância dos pensamentos grandiosos. Na sua testa, o tridente de Shiva simboliza força em relação ao tempo-espaço.

Orelhas: concedem o poder para ouvir a verdade espiritual (e também o menor ruído, o que funciona como proteção.

Olhos: concentração.

Presa: indica sua vida dupla: metade humana, metade animal. Isso ajuda a superar qualquer dificuldade.

Boca: fale pouco e com sabedoria.

Barriga: proeminente, expressa os bons e maus momentos que todos passam na vida, mas, de modo geral, representa a prosperidade.

Mão esquerda: segura uma corda - faz com que atraia seus objetivos.

Mão direita: palma visível (simboliza a proteção suprema) ou pode segurar uma machadinha (símbolo da destruição dos desejos).

Pernas: esteja no mundo, mas não se deixe corromper por ele.

Tromba: símbolo da eficiência e adaptabilidade (e da fertilidade).

Rato: astúcia e a força de vontade (para controlar os desejos).


 COMO OS INDIANOS FESTEJAM?


Não diferente de outros festejos a comemoração do Deus Ganesha é feito com muita alegria e festividades. As cidades da Índia param suas atividades rotineiras e vão desenvolver suas atividades a Ganesha.


Rua de feirantes - Estação Goregaon(Mumbai)

Bairro Goregaon com seus brilhos.

Estátuas de Ganesha são vendidas em toda parte da cidade com muito capricho e design.
Muito brilho.
Sempre tudo no detalhe

Muitos visitantes diariamente durante os dez dias de festa.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Volte sempre por aqui!!!

Facebook Comments