quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Exposição do corpo de São Francisco Xavier


 O que é a Exposição?

         
      A exposição solene das sagradas relíquias de São Francisco Xavier é realizada a cada 10 anos, a última ocorreu em Novembro 2004(um dia desses). A exposição dessa década começou dia 22 de novembro e vai até dia 04 de janeiro de 2015, na cidade de Goa, Índia. A exposição é pública com a qual se tem 17 das relíquias sagradas do santo, inclusive o seu corpo que está em estado de mumificação, selado num caixão de prata. O tema da exposição deste decênio é "Fé cria comunhão, Fortalece Família, comissões para renovar a Sociedade”.

       O corpo de São Francisco Xavier, que milagrosamente desafiou as leis da natureza, de se transformar em poeira, encontra-se até hoje em um caixão de prata na Igreja do Bom Jesus Basílica, em Goa, na Índia. A cerimônia atrai pessoas do mundo inteiro, fazendo assim da cidade de Goa um destino muito procurado.





                                      














Um pouco da história de São Francisco Xavier

      A Igreja que na sua essência é missionária, teve no século XV e XVI um grande impulso para evangelizar a América e o Oriente. No Oriente, São Francisco Xavier destacou-se com uma santidade que o levou a ousadia de fundar várias missões, a ponto de ser conhecido como “São Paulo do Oriente". 



         "Empenhado no caminho da santidade, Francisco Xavier foi designado por Inácio (seu amigo que o estimulou e influenciou entrar na vida de celibato, ir à missão para o Oriente)”. Na Índia, fez frutuoso trabalho de evangelização que abrangeu todas as classes e idades, ao avançar para o Japão, submetendo se em aprender a língua e os seus costumes, a fim de anunciar um Cristo encarnado. Com os olhos voltados para a China e para Cristo, começou a caminho por sua peregrinação, mas em uma ilha frente a sua nova missão, veio a falecer por causa da forte febre e cansaço.

        Esse grande santo missionário, chamado de São Francisco Xavier, entrou no Céu com quarenta e seis anos, e percorreu grandes distâncias para anunciar o Evangelho, tanto assim que se colocarem em uma linha suas viagens, é possível dar três vezes a volta na Terra. “São Francisco Xavier, com dez anos de apostolado, se tornou merecidamente o Patrono Universal das Missões ao lado de Santa Teresinha do Menino Jesus.”
São Francisco Xavier, rogai por nós!
                                                                                              Site Canção Nova, 2014.






          Segue o Site Oficial da exposição assim como a Página Oficial do Facebook. É claro que muita coisa mudou nos últimos dez anos, e com toda certeza é de se esperar mais movimentos de pessoas, mais fotos, mais selfies(brincadeiras a parte) e claro que este contato tão próximo com o Santo das Missões, leve inspiração para que mais pessoas peregrinem mundo a fora, espalhando o AMOR DE DEUS!


quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Na Índia tem Igreja? Na Índia tem Cristão?


Dentre muitas dúvidas que surgem quanto a religiosidade na Índia é... e o Cristianismo na Índia é predominante? Na Índia tem Igreja? Mas, tem mais evangélicos ou mais católicos? Tem muito conflito religioso? Sei... são inúmeros questionamento, mas através desta publicação vou procurar comparar o Cristianismo no mundo a nossa tão  movimentada Índia. E ver se realmente existe ou não cristão por lá.


Um pouco do Cristianismo no Mundo

          Dentre os principais grupos religiosos espalhados no mundo segundo dados do CIA, 2012, o Cristianismo com 28% ainda é uma das religiões com mais seguidores do mundo, logo em seguida Islamismo(22%), Hinduísmo(15%), Budismo(8,5%) e os 26,5% restantes ficando para as demais crenças e não crenças pelo o mundo. 

E quando falamos do catolicismo na Índia, o que passa pela sua cabeça?


          Então, não muito diferente de outras partes do mundo, na Índia também se concentra um pouco do catolicismo, que foi dado sob influência dos colonizadores Portugueses ao chegarem no litoral do oceano Índico (Goa, Damão, Diu e Mumbai,  na Índia). Em média 2,4% da população do país são de cristãos com 17,5 milhões de católicos(1,58%) e  a diferença de quase 1% ficando para os protestantes e católicos ortodoxos. Comparados ao Brasil com seus 123,3 milhões (64%) católicos e 42milhões (22%) protestantes e os 14% para as demais crenças/religião. 




O Catolicismo na Índia


Tudo teve como ponto de partida o processo de exploração dos portugueses em mudanças de suas rotas e busca por novas terras (Ah.. portugueses), chegando assim em Colchin, cidade   do estado de Kerala. Em disseminação como outros exploradores de terras, se fez presente também em Kerala, Vasco da Gama que teve suas paradas na cidade de Calicute. 
As navegações a caminho da terra das especiarias começou em meados do século XVI, quando também nosso querido Pedro Álvares Cabral estava em processo de exploração a caminhos de Brasólia. Então com todo esse processo de descobertas de novas terras e de conquistas de novos territórios, a cultura portuguesa foi se espalhando e se disseminando por parte da Índia, levando assim junto não só aspectos culturais, mas também religiosos. Então, foi aí nesse processo de colonização e processo de tomadas de novas terras que o Catolicismo começou entrar na Índia, e claro, com seus famosos missionários como São Tomé e São Francisco Xavier, e logo mais mais mais tarde a Beata Madre Tereza de Calcutá. Então, é nesse período que se começa a construção de Igrejas, Dioceses, Arquidioceses dentre outras características que contemplam o Catolicismo na Índia.


“Além da igreja do forte, foi construída na cidade o  primeiro Templo de rito latino  ainda existente na Índia, dedicado a São Francisco de Assis. Nele, em 1528, Vasco da Gama encontrou sua última morada. E dois anos após, o grande Apóstolo das Índias, São Francisco Xavier, pregava aos gentios.” 
                                                                           Um pouco mais sobre a Índia e o catolicismo
                                                                                                        Revista Catolicismo, 2008


“O Cristianismo chegou à Índia muito provavelmente no I século graças à actividade missionária do apóstolo Tomé. Desde a sua chegada os missionários evangelizaram os membros das castas inferiores e os sem-casta. Exemplos desta preferência por secções mais pobres da sociedade são S. Francisco Xavier e os próprios protestantes. Apesar de serem uma pequena minoria, os católicos indianos são muito estimados e as escolas católicas possuem boa reputação. O trabalho da Madre Teresa de Calcutá em favor dos abandonados e destituídos dos bairros mais pobres convenceu muita gente.”  


Site Além Mar, 2008.


Chegada dos Portugueses em terras Indianas


Chegada dos Portugueses na Região de Kerala


Pintura demonstrando Vasco da Gama chegando no litoral Indiano.


Portugueses em terras Indianas

E não muito diferente da realidade dos séculos passados, hoje ainda os católicos/protestantes sofrem perseguições religiosas, por mais que seja uma pequena minoria, para eles tem sido um processo de luta muito forte, porque de fato há segregações religiosas em muitas cidades na Índia, claro sem conflitos, mas indiretamente nota-se que a sociedade Hindu quer sempre estar no poder, porque claro, não há só fatores de domínios religiosos, há também fatores políticos em todo esse meio. Com isso, tudo se torna muito sensível à frente de muitos lideres religiosos.

Caminha para igualdade de expressão religiosa.



Antes que gerem aquele terror, sim na Índia tem precedentes para direitos religiosos

"A decisão também garante que grupos minoritários tenham as liberdades protegidas na Constituição. Nossos pontos de vista e reações têm pouca importância. Se alguém segue uma crença de modo sincero e consciente, ele está protegido pelo Art. 25 [da Constituição]... Nossa tradição ensina a tolerância; nossa filosofia prega a tolerância; nossa constituição pratica a tolerância. Não vamos mudar isso.” 
                                                                                             Juiz O. Chinnappa Reddy
                                                      


“O que está em jogo para os nacionalistas hindus não é uma luta religiosa, mas sim a manutenção da sua supremacia cultural e o domínio sobre as minorias, como argumenta Reinhard Backes no seu livro Por Causa do Meu Nome”. Perseguição aos Cristãos de Hoje. Sendo uma minoria, os cristãos constituem um alvo fácil de discriminação e perseguição. Os líderes cristãos pedem mais proteção e ajuda econômica para as classes mais desfavorecidas, nomeadamente os Dalits. Ao governo central cabe-lhe assegurar a liberdade de religião prevista pela Constituição e tomar medidas que gradualmente ponham fim à discriminação de casta.”                                


                                                                                                            Além Mar, 2008


Evangelização nas comunidades

Por mais que sejam minoria, até hoje há muitos missionários, tanto indianos como estrangeiros, que fazem trabalhos de evangelização na Índia, por mais que ainda sejam repreendidos indiretamente, por aspectos políticos e religiosos.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O tal protesto do Beijo - "Kiss of Love"


Kiss of Love ou “Beijo do Amor”

          Dentre muitas coisas que tenho visto nessa vida, pessoalmente ou virtual, seja local ou internacional, nenhuma outra chamou minha atenção quanto a este protesto/reivindicação que tem repercutido em noticiários de websites e televisão. Por ser um assunto tão comum entre pessoas do ocidente, a demonstração de afeto em público já do outro lado do mundo é um pouco mais diferente, principalmente na cidade de Kerala, Índia, um assunto muito delicado e agressivo quando expressado publicamente entre homens e mulheres, seja um abraço, mãos dadas, beijo na bochecha ou até mesmo na boca.

“Por que a Índia que deu ao mundo o Kama Sutra, o guia de sexo antigo que detalha vários tipos de beijos, estão avessos a demonstrações públicas de afeto hoje?”




        Tudo começou na segunda quinzena de Outubro quando um Café na cidade de Kerala sofreu ataques explosivos, levando o café ao fim. No que se deu a interpretação dos clientes do local, que a maioria é jovem, por perseguição da Polícia local, por frequentemente as pessoas se beijarem publicamente no local.  Com esse desfeixe os jovens organizaram um página no Facebook - "Kiss of Love" a qual tem o objetivo de mostrar que o “protesto contra aqueles que dizem que demonstrações públicas de afeto é ir contra a cultura indiana.”. Tiveram uma aceitação significativa de uma parte da cidade, já a outra parte, teve um comportamento radical, a fim de barrar o movimento fazendo que não acontecesse.  O movimento tinha  no planejamento final do percurso ter o um “Festival de Beijos” entre vários casais, mas que de fato não foi possível, pois junto com a Polícia Moral, Grupos radicais religiosos Hindus e Mulçumanos partiram para agressividade e até parar o movimento. Dentre alguns feridos, em torno de 40 pessoas foram presas, segundo a justificativa, por atentado ao pudor.








Então, pode ou não pode mostrar afeto em público na Índia?

Alguns tópicos curiosos sobre o Beijo/Afeto em público:

  •  Alguns estudos indicam que o Beijo surgiu na Índia, alguns estudiosos também dizem que teve influência do Kama Sutra(Nascido, criado e propagando da Índia para o mundo).
  • Manusmriti (um antigo código hindu social da conduta) diz que há oito formas de casamento, com isso tem grande influência também no fator de beijar em público, pois é uma coisa além da intimidade e não deve ser expressado publicamente. 
  • O mesmo vai para casais de mão dadas, que é uma coisa muito rara de se ver.
  • Outros estudos mostram que o ato de não beijar em público vem por consequência dos antigo colonizadores, os Ingleses, que com isso deixou um pouco dessa esfera por onde passaram.
  • A chamada polícia moral na Índia - muitas vezes homens de grupos religiosos ultraconservadores procuram impor as suas tradições, às vezes através da violência e da intimidação - afirmando que beijar em público é uma importação ocidental.
  •  “A intimidade é visto como uma parte muito importante da esfera privada, e até lá, ele é destinado à procriação e não o prazer.”
  • O cinema tem desempenhado um papel fundamental na quebra de barreiras em termos de expressão sexual na Índia.

       No geral analisando todos os fatores, em conversas com algumas amigos Indianos e com algumas pesquisas na internet, notei que o ato de mostrar afeto em público vai variar de pessoas pra pessoa, de religião para religião, de cidade para cidade, até mesmo de grau de estudo para grau de estudo.  A Índia é um país com uma variedade de comportamentos, culturas e condições financeiras gigantesco e de fato fica difícil generalizar se é permitido ou não este ato.

Minha resposta foi baseado em duas Índias:

  • Índia Conservadora (Sem beijo e sem afeto):  Geralmente formada por pessoas da alta corte que tem a intenção de manter os valores da cultura e religião de forma radical. Grupos radicais extremamente religiosos, como Hindus, Mulçumanos e Seeks. Nesse grupo podemos encontrar também as pessoas com condições de vida mais baixas, pois devido à falta de estudo e informação, acabam seguindo os padrões que a própria sociedade os moldam.  Nesse grupo incluirei também cidades mais interioranas da Índia.
  • Índia Moderna (Com beijo e afeto): Geralmente formada por jovens entre 16 a 30 anos. Esse grupo também faz parte as pessoas que tem influência total da globalização assim também aquelas que têm acesso a uma interculturalidade maior. É incluído também a este grupo pessoas que moram em grandes metrópoles, como Delhi, Mumbai, Bangalore. Pessoas com formação acadêmica tendem a aceitar esse comportamento sem problemas, mas estão condicionados ao que as pessoas vão falar, com isso preferem não fazer  e se conter, deixando os carinhos e abraços em lugares privados. Geralmente se vê o comportamento desse grupo em parques e praias. 
 E para fechar nossa postagem seguem parte do Comunicado à Imprensa, postado na Fanpage do evento.

“Comunicado de imprensa:

....Acreditamos que essas vozes não são a grande maioria, e eles realmente não representam a população de Kerala. Por isso nós pedimos que você, pais, irmãos e irmãs, casais, e todo mundo a sair junto com seus entes queridos e se juntar a nós e expressar seu amor em lugares públicos. É sua vez de sair e mostrar que não há nada de errado em expressar nosso amor aos nossos entes queridos através de abraços ou beijos em público. Este não é apenas um protesto pelo direito de beijar em locais públicos. Precisamos abrir espaços na sociedade rígida em Kerala para torná-lo tolerante com expressão de amor em espaços públicos, seja entre irmãos, ou pais com crianças. Uma palavra curta para aqueles que dizem que isso não é a nossa cultura. Nossa literatura e poesia comemorou a expressão do amor. Um dos primeiros a exemplo registrado de um beijo é no Mahabharata épico (onde Rishyashrina beija Vaishali). Na verdade, alguns antropólogos acreditam que o beijo se originou na Índia e ele ficou passando para o resto do mundo, quando Alexander veio aqui com o seu exército. ”




         







terça-feira, 4 de novembro de 2014

Diwali - Festa das Luzes



Diwali ou Deepavali



       Um dos principais festivais para os Hindus, o Diwali celebra, entre outras muitas histórias, a destruição de Narakasura por Sri Krishna, que simboliza a destruição das forças do mal. É um dos maiores eventos religiosos  a qual é comemorado no primeiro dia do mês lunar Kartika, que ocorre no mês de outubro ou novembro, sendo uma época de muita religiosidade, votos de sacrifício e introspecção para os Hindus, Sikhs e Jains. 
       Luzes ou lâmpadas significam a vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano.  O evento é muito similar ao Ano Novo pois as pessoas tem a data como um processo recomeço de vida, dentre outras características estão nas pessoas estrearem roupas novas, dividir doces, soltar fogos de artifícios.  Dentro do ambiente de trabalho as empresas fazem brincadeiras com os funcionários, trocam presentes, fazem competição de decoração dentre outras coisas que caracterizam o tão iluminado feriado. Já as casas ficam com muitas velas e luzes. De fato é um período bem iluminado por toda a Índia festejado com muita alegria e envolvimento.








Luzes dentro de casa.

Luzes na Rua

Entrando em clima de Diwali



             
Um pouco do Diwali nas Ruas    








Em alguns minutos pode-se sentir o Diwali Holiday na Índia!

          
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial

Facebook Comments