quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Competição Internacional de Pipas


Para aqueles que fizeram aquela cara, competição? Feriado?


         Sim acredite, é um dos grandes feriados e festivais para certas regiões da Índia e ocorre todo ano durante o mês de Janeiro. O interessante é o quanto as pessoas se envolvem e fazem questão de participar das competições. Assim também, o preparo delas até o dia do festival. Deixo um destaque para um colega de trabalho que pediu folga por dois dias para poder soltar Pipa na competição.

Como na Índia tudo tem um significado e um por quê, então vamos entender?





Mas o que é mesmo a competição de Pipas?


      É um festival  que é chamado de Uttarayan, marca o dia em que o inverno começa a se transformar em verão, de acordo com o calendário indiano. É o sinal para os agricultores que o sol está de volta e que a estação da colheita se aproxima, que é chamado de Makar Sankranti . Este dia é considerado como sendo um dos mais importantes do dia da colheita na Índia. Muitas cidades, principalmente na região do estado de Gujarat, é organizado a competição de pipas entre os cidadãos. Nesta região e alguns outros estados da Índia, Uttarayan já foi considerado uma grande celebração de tal forma que se tornou um feriado público por dois dias.




Mas essa competição tem ganhador e perdedor?


           No outro lado da moeda, bem oposto ao céu colorido e radiante de pipa, tem a fauna que é totalmente afetada pelas linhas, que acabam se tornando uns arranhas-céus e diretamente armas letais aos bichinhos que amam voar, muitas ainda escapam, já outras... com tristes fim. Então como nem tudo são flores,  há grupos que lutam pela preservação de certas áreas no período do festival.



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Volte sempre por aqui!!!

Facebook Comments